Cronograma capilar para cabelos muito danificados 1

Na internet  muito tem se falado sobre cronograma capilar por ser a solução para os cabelos danificados. E como agora eu voltei a tingir os fios, preciso de cuidado redobrado. Comecei o meu cronograma neste fim de semana. Ficou curiosa para saber mais sobre o assunto? Confira esse post! Cronograma capilar para cabelos muito danificados.

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos feita durante um mês, na qual se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Ele é perfeitamente adaptável a todos os tipos de cabelo e aos produtos que você tiver em casa. A quantidade de vezes de cada tratamento vai depender de como está o cabelo. Quanto mais danificado estiver o cabelo, mais intenso será o cronograma.

Como funciona o cronograma capilar?

Antes de iniciar o cronograma é preciso conhecer as máscaras indicadas para cada tratamento.

HIDRATAÇÃO: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação. Opções: Bonacure Q10 Swcharskopf, Revitrat Nutri Power Mask da Dermage, Specific da Truss, Natutrat de Pérola da Skafe, Máscara Hydratherapie da Matrix e Lycopene Treatment Hair da NPPE.

NUTRIÇÃO: A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas. A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos. Opções: Macadâmia Deep Repair, Osmo Deep Repair, Osmo Argan Oil, Matrix Acqua Immersion, Tutano Bio Extratus, Nutrição Celular da Acquaflora, Moi Moi da Lanza e Dove Óleo Nutrição.

RECONSTRUÇÃO: produtos que tem em sua formulação queratina, colágeno, arginina, proteínas da seja e ou soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios. Opções: Moroccanoil tampa laranja, Mascara Reconstrutora Intensiva Amend Complete Repair, Tresemme Keratin Smooth e Máscara Reconstrutora Tutanat Queratina.

Cronograma capilar para cabelos muito danificados

Como organizo meu cronograma capilar?

A organização do seu cronograma dependerá do que o seu cabelo precisa. Em geral deve-se fazer três vezes na semana, dando um intervalo mínimo de 48 horas entre os tratamentos. Não há contraindicação sobre os dias para lavar os cabelos. Se você lava os cabelos todos os dias, pode continuar com a sua rotina. O mesmo vale se você lava em dias intercalados, ou a cada dois dias.

Para cabelos muito danificados e ou fragilizados recomenda-se o seguinte calendário:

1ª semana Hidratação Nutrição Reconstrução
2ª semana Nutrição Hidratação Nutrição
3ª semana Hidratação Nutrição Reconstrução
4ª semana Hidratação Hidratação Nutrição

Cronograma capilar para cabelos muito danificados 2

Algumas dicas que vão ajudar o seu cronograma a ser um sucesso:

– Beleza começa de dentro para fora. Mantenha uma alimentação saudável ricas em frutas, verduras, fibras, proteínas e água. De nada adianta investir em tratamento se a alimentação é ruim.

– Conheça as necessidades do  seu cabelo. Isso é fundamental para bom resultado.

– Não inicie o cronograma pela reconstrução. O cabelo precisa de hidratação e nutrição para que a reposição de massa seja efetiva. Também não faça reconstruções seguidas. O efeito pode ser um cabelo ainda mais danificado.

– Cabelos cacheados podem ter resultados melhores com investimento maior em nutrição e/ou umectação.

– Pode-se substituir nutrição por umectação com óleos vegetais. (Ensinei a fazer umectação aqui.)

– Durante o processo as necessidades dos cabelos podem mudar. Portanto observar como o seu cabelo está ajudará a evitar sobrecargas de algum  tratamento e defasagem de outros. Se o cabelo está com aspecto pesado, vale mais investir em hidratação. Se achar que o cabelo não precisa de reconstrução na semana, pode dar um intervalo maior.

– O cronograma pode ser feito quantas vezes você achar necessário. Se acha que duas vezes, bastam, ok. Se só puder uma vez, capriche.

– Siga a recomendação de tempo indicada na embalagem. Use uma touca para proteger o cabelo e ajudar a penetração dos nutrientes no cabelo.

– Potencialize a máscara misturando ampolas específicas à quantidade que você irá usar naquele dia.

– Proteja os fios com termo protetores ao usar chapinha, secador. Assim os tratamentos duram mais tempo no cabelo.

Pode parecer muita coisa, mas você acaba se acostumando. Tem cinco meses que venho fazendo hidratação duas vezes por semana aleatoriamente. Mas agora comecei a seguir o cronograma e acredito que em breve vou sentir os efeitos. Se a gente quer que algo dê certo é preciso ter disciplina. Eu quero ter meu cabelo de volta, então vamos à luta!