Filme  Into The Wild

Estou pra dizer pra vocês que esse é o meu filme favorito na vida inteira. Into The Wild, traduzido para o português, Na Natureza Selvagem, é um filme de 2007, estrelado por Emile Hirsch como McCandless, dirigido por Sean Penn e com trilha sonora composta por  Eddie Vedder. Pronto, parei, acho que não preciso seguir em frente com a dica de filme da vez. :p

Into The Wild é uma adaptação do livro de não-ficção de mesmo nome de 1996 de Jon Krakauer, baseado nas viagens de Christopher McCandless na América do Norte e sua vida no deserto do Alaska, no início da década de 1990.

Em 1990, com 22 anos, Christopher McCandless ao terminar a faculdade, doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, muda de identidade e parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do cotidiano. Ele viaja por uma boa parte da América (chegando mesmo ao México) de carona, a pé, ou até de canoa, arranjando empregos temporários sempre que o dinheiro faltasse, mas nunca se fixando muito tempo no mesmo local.

Filme  Into The Wild 1

Desconfiado das relações humanas e influenciado pelas suas leituras, que incluíam Tolstoi e Thoreau, ansiava por chegar ao Alasca, onde poderia ficar longe do homem e em comunhão com a natureza selvagem e pura. O que lhe acontece durante este percurso transforma o jovem num símbolo de resistência para inúmeras pessoas.

Sean Penn tem o cuidado de intercalar a viagem de McCandless com breves flashbacks do seu passado, ao som da espetacular trilha sonora de Eddie Vedder. É um filme absolutamente fluido e gostoso de assistir. São duas horas e meia de puro encantamento, emoção e identificação. Quem nunca sentiu a necessidade de se isolar, mesmo que por poucos dias, e ficar apenas na companhia da natureza?

Para quem não leu o livro e não conhece a história, o final é surpreendente e revelador. McCandless acaba descobrindo algo que aparentemente é óbvio, mas poucas pessoas dão o verdadeiro valor.

Filme  Into The Wild 2

Esse filme, as frases, as citações e o entendimento de mundo de McCandless inspiraram uma das minhas tatuagens com os dizeres: Happiness is only real when shared. O que quer dizer: felicidade só é verdadeira quando compartilhada. Percebam o nível de amor por esse filme. E quem sabe um dia poderei fazer uma viagem e visitar os lugares lindos por onde ele passou. Sempre que assisto, choro litros e rios. Mas é um choro libertador, que faz bem à alma. Façam o favor de assistir e voltar pra me contar o que acharam, ok? Nosso mundo doido precisa muito de pessoas como McCandless. 😉