O título do post parece óbvio, né? Mas a verdade é que não é. Vocês vão entender o que quero dizer no decorrer desse texto.
Continuem comigo. 😉

Os leitores que me acompanham nas redes sociais, sabem que o Manteiga Derretida ficou em quinto lugar como blog mais lido de Belo Horizonte. A fonte é do site Fashion Work, com base nas informações fornecidas pelo índice do Alexa.com, site utilizado no mundo inteiro, inclusive por grande empresas e companhia digitais.

Isso é fruto de muito trabalho e esforço, ao longo de quatro anos de blog. Foram dias, noites e madrugadas produzindo conteúdo. Tirando fotos, editando, fazendo tudo sozinha e sem recursos. Mas ainda acho que há um longo caminho a percorrer, para chegar onde quero chegar.

Blogueira tem que ter blogEu me formei em Jornalismo em 2009, fiz uma MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais, fiz vários cursos em paralelo, assisti a muitas palestras e workshops, mas a informação mais importante, que aprendi logo no primeiro dia de curso, e que carrego comigo a vida toda, é a importância de ter e manter uma mídia própria.

Mídias sociais são legais, são bastante úteis se bem utilizadas. Mas blogueira tem que ter blog. E não me venha com essa de YouTuber, Vlogueira, Instablogger e afins. Pode até funcionar por algum tempo, mas mídia social muda, evolui. Ontem era Facebook, hoje é Instagram. Amanhã pode ser  o novo Orkut. Nunca se sabe. E aí todo o dinheiro investido foi em vão.

Mas o blog/site/portal/que seja, está sempre lá, é seu e ninguém tira. Não existe compra de likes e seguidores, não dá pra maquiar. Se você não plagiar conteúdo e andar na linha, o Google reconhece e te ajuda. Mas se você tenta burlar, copiar conteúdo, o mesmo Google vem e te boicota. Para ficar bem ranqueado, só depende de você, do seu esforço.

Além do mais, as mídias sociais refletem o interesse pelo status, pela imagem de um indivíduo. Quem te acompanha pelas redes está interessado em você, na sua vida. Já o blog está bastante relacionado a conteúdo de qualidade, o indivíduo nem importa tanto. Quem te acompanha pelo blog está interessado no que você tem a dizer, a compartilhar.

É por isso que eu gosto tanto de escrever, de bloggar. E estou sempre frisando a importância de ter sua mídia própria e utilizar as mídias sociais somente para levar seu público até ela. Invista sim nas nas redes, mas faça com que elas levem seus leitores para o seu blog. Esqueça quantidade de likes e seguidores. Preze pela qualidade. O retorno é certo e duradouro. 🙂

Eu sei, e como sei, que manter blog, Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Snapchat não é nada fácil. Mas espreme um pouquinho que vai. Ou então diminua o número de redes, você não precisa estar em todas.

Mas se você acha que ter 100k no Instagram é mais importante que ter um blog atualizado e acha que eu estou falando bobagem, então te desejo boa sorte. Mas depois não fique chorando porque o seu blog não apareceu na lista dos mais lidos da sua cidade. Vlw, flws!

Blogueira tem que ter blog

Fonte imagem 1: http://glasgowblogs.co.uk

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte