Comportamento

Blogueira tem que ter blog

29/01/2016

O título do post parece óbvio, né? Mas a verdade é que não é. Vocês vão entender o que quero dizer no decorrer desse texto.
Continuem comigo. 😉

Os leitores que me acompanham nas redes sociais, sabem que o Manteiga Derretida ficou em quinto lugar como blog mais lido de Belo Horizonte. A fonte é do site Fashion Work, com base nas informações fornecidas pelo índice do Alexa.com, site utilizado no mundo inteiro, inclusive por grande empresas e companhia digitais.

Isso é fruto de muito trabalho e esforço, ao longo de quatro anos de blog. Foram dias, noites e madrugadas produzindo conteúdo. Tirando fotos, editando, fazendo tudo sozinha e sem recursos. Mas ainda acho que há um longo caminho a percorrer, para chegar onde quero chegar.

Blogueira tem que ter blogEu me formei em Jornalismo em 2009, fiz uma MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais, fiz vários cursos em paralelo, assisti a muitas palestras e workshops, mas a informação mais importante, que aprendi logo no primeiro dia de curso, e que carrego comigo a vida toda, é a importância de ter e manter uma mídia própria.

Mídias sociais são legais, são bastante úteis se bem utilizadas. Mas blogueira tem que ter blog. E não me venha com essa de YouTuber, Vlogueira, Instablogger e afins. Pode até funcionar por algum tempo, mas mídia social muda, evolui. Ontem era Facebook, hoje é Instagram. Amanhã pode ser  o novo Orkut. Nunca se sabe. E aí todo o dinheiro investido foi em vão.

Mas o blog/site/portal/que seja, está sempre lá, é seu e ninguém tira. Não existe compra de likes e seguidores, não dá pra maquiar. Se você não plagiar conteúdo e andar na linha, o Google reconhece e te ajuda. Mas se você tenta burlar, copiar conteúdo, o mesmo Google vem e te boicota. Para ficar bem ranqueado, só depende de você, do seu esforço.

Além do mais, as mídias sociais refletem o interesse pelo status, pela imagem de um indivíduo. Quem te acompanha pelas redes está interessado em você, na sua vida. Já o blog está bastante relacionado a conteúdo de qualidade, o indivíduo nem importa tanto. Quem te acompanha pelo blog está interessado no que você tem a dizer, a compartilhar.

É por isso que eu gosto tanto de escrever, de bloggar. E estou sempre frisando a importância de ter sua mídia própria e utilizar as mídias sociais somente para levar seu público até ela. Invista sim nas nas redes, mas faça com que elas levem seus leitores para o seu blog. Esqueça quantidade de likes e seguidores. Preze pela qualidade. O retorno é certo e duradouro. 🙂

Eu sei, e como sei, que manter blog, Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Snapchat não é nada fácil. Mas espreme um pouquinho que vai. Ou então diminua o número de redes, você não precisa estar em todas.

Mas se você acha que ter 100k no Instagram é mais importante que ter um blog atualizado e acha que eu estou falando bobagem, então te desejo boa sorte. Mas depois não fique chorando porque o seu blog não apareceu na lista dos mais lidos da sua cidade. Vlw, flws!

Blogueira tem que ter blog

Fonte imagem 1: http://glasgowblogs.co.uk

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte

 

 

 

Você Também Pode Gostar

7 Comentários

  • Reply Lari 29/01/2016 at 13:21

    Concordo demais com o que você diz nesse post, Flavia.
    Conheço blogueiras que tem mais seguidores do que você no Instagram, por exemplo. Algumas, também conheço pessoalmente e sei um pouco da trajetória. Entendo que estão dentre as várias que ignoram o fato de que “blogueira TEM QUE TER blog”. E foi pensando nisso que me dei conta de que, apesar de segui-las nas redes sociais, curtir fotos e etc (o que sim, dá retorno para elas de alguma forma), praticamente nunca acesso seus blogs. Com você é diferente e eu te parabenizo por ter essa visão e saber fazer das redes sociais um espaço de convergência para seu conteúdo. Parabenizo também por estar aqui dividindo essa dica com quem quiser. Crescemos mais quando crescemos juntos! Um beijo e uma vida inteira de mais e mais sucesso para você <3

  • Reply Thaís Madeira 29/01/2016 at 13:59

    Concordo, principalmente na parte que você fala para investir nas redes sociais como forma de levar o leitor para o blog!
    Parabéns por ser uns dos sites mais lidos de BH!
    Bjus!!!

  • Reply Lala Ismerim 29/01/2016 at 14:02

    Flavinha! Primeiro tenho que te dar parabéns pela conquista!!!
    E olha, concordo com tudo que você disse.
    Acho estranho a pessoa se definir blogueiro e só tem um perfil no instagram. Fora essa compra de seguidor descarada que anda por aí. Sei lá, não entendo como as empresas não percebem isso. Ou se percebem não se importam.
    Acho mesmo que todo mundo tem que ter um blog. Não da para viver só com as mídias sociais. Pra mim fica parecendo trabalho de preguiçoso. Que vai pelo lado “mais fácil”.
    Beijo

  • Reply Lorena Ferreira Pimentel 29/01/2016 at 14:05

    Só li verdades, Flávia. Blogueira tem que ter blog SIM — tem que ser disciplinada pra atualizar o blog constantemente, tem que se preocupar em trazer conteúdo relevante pro leitor, tem que engaja-los pra que eles sintam a necessidade de consumir mais que 140 caracteres e pra que haja feedback através dos comentários. Não é uma tarefa fácil, mas como você mesma disse, numa era volúvel onde nunca se sabe qual será a nova mídia social que vai aparecer pra desbancar as outras, é bom ter o blog como terra firme. Ah, e parabéns pela conquista. Você merece isso e muito mais! Beijos

  • Reply Denise Gouveia 29/01/2016 at 14:26

    Parabéns Manteguinha, isso do seu blog ser um dos mais acessados de BH, é apenas reflexo do seu trabalho e dedicação. Vc preza pela qualidade sem duvida, vc fala as coisas reais, não fica querendo enganar os leitores com produtos que não valem a pena, o que muitas blogueiras por ai fazer, acabam perdendo a credibilidade mais cedo ou mais tarde. Vc não sentimos confiança e vc nos passa muita credibilidade aos post e produtos, eu confio em vc.
    Vc tem um longo caminho a percorrer, sempre temos, mas vc já andou bastante e já está começando a colher os frutos, parabéns.
    Pode ter certeza que vou estar aqui na torcida quando ele for o mais acessado de BH e depois do Brasil, porque sim devemos sonhar alto.

  • Reply Júlia Rosa 10/02/2016 at 20:39

    Que texto mais realista! Parabéns!
    Se for ver, acho que um dos motivos de as pessoas irem tanto para as redes sociais é por que lá é possível ver e mostrar pra todo mundo o quão popular é. Quantidades de seguidores, curtidas, compartilhamentos, vizualizações e tudo o mais. É tudo mostrado pra quem quiser ver. Como assim: “veja como eu sou famosa!” Já os blogs e sites não tem nenhuma contagem desse estilo, a não ser os comentários,
    E acho que é justamente por isso que amo tanto a bloguesfera: a gente acompanha um blog pela sua qualidade, e por identificação em geral.
    Realmente, parabéns pela blog!!

  • Reply Tatiana 15/06/2016 at 11:44

    Estou amando conhecer o seu blog! Parabéns!

  • Deixe uma Resposta