Comportamento, OFF

Sobre a NÃO ativação das notificações no Instagram

29/03/2016

Sobre a NÃO ativação das notificações no Instagram (1)

Depois do meu nosso feed ser invadido por posts solicitando a ativação das notificações no Instagram, eu precisava escrever algo a respeito. Aliás, sobre a NÃO ativação das notificações no Instagram.

Em março, a rede anunciou uma grande reformulação no feed, que apesar de ainda não ter sido implementada, causou polêmica entre os usuários. Uma mudança no algoritmo da rede social promete alterar a ordem em que fotos e vídeos aparecem, deixando de ser cronológica e passando a ser por relevância, da mesma forma como é feito no Facebook. (Veja como o Facebook decide o que é destaque.)

Mas como assim? Até agora, os usuários viam as fotos pela ordem de publicação, das mais recentes para as mais antigas. Com a mudança, o Instagram passa a usar uma fórmula para identificar o que provavelmente nos interessa mais, com base no nosso próprio comportamento na rede, e vai exibir esse conteúdo primeiro. O novo algoritmo leva em consideração variáveis como a relação que você tem com aquele outro usuário, o número de likes da foto e o horário.

Sobre a NÃO ativação das notificações no Instagram (2)
E o que será que levou o Instagram a realizar a mudança?
 De acordo com a equipe da rede, as pessoas deixam de ver, em média, 70% daquilo que seus contatos postam. Quem segue muitos perfis já não consegue mais acompanhar o feed em ordem cronológica. Logo, é natural que a rede queira fazer com que os outros 30% seja relevante: isso aumenta o tempo de permanência na ferramenta pelo usuário e atrai mais anunciantes.

Vai ficar mais difícil para que marcas/bloggers/celebs se destaquem nos feeds dos usuários de maneira orgânica, isso é, considerando apenas a relevância do conteúdo que eles publicam. Para aparecer, elas terão de investir em anúncios – assim como, de novo, já acontece no Facebook.

Ao longo dos últimos meses, o Instagram tem registrado uma queda nas taxas de interação dos usuários. Os perfis têm tido cada vez menos novos seguidores. Quanto menos seguidores, menos atividade – hoje, os seguidores interagem 40% a menos do que faziam no passado, diz uma análise da consultoria de redes sociais Quintly. Exibir o conteúdo que o usuário tem mais chances de gostar primeiro é uma maneira de fazê-lo sempre voltar.

E nesse novo funcionamento do Instagram, a “relevância” do conteúdo destacado é relativa: depende da inteligência e da precisão do algoritmo. Se falhar na avaliação do que é interessante para cada usuário, a rede pode ficar cada vez menos interessante.

Sobre a NÃO ativação das notificações no Instagram (3)

Então qual a minha opinião sobre a ativação das notificações no Instagram, no fim das contas? O título já deixou claro! Marcas/bloggers/celebs não devem pedir para ativar e usuários não devem ativar. Por mais que a gente goste de um perfil, receber todas as notificações de postagem dele, o tempo todo, pode ficar cansativo e chato.

Imagina se eu estou cobrindo um evento e resolvo publicar uma foto a cada minuto e vocês recebem todas essas notificações. Além de desativá-las, vocês possivelmente ainda vão me dar um belo unfollow. :p Vai lá, eu te desafio a aceitar todos os pedidos e ativar todas as notificações. É assim que o seu smartphone vai ficar.

Sobre a ativação das notificações no Instagram

Pra quem não se lembra, o mesmo ocorreu com o Facebook, quando a rede anunciou a redução na entrega de conteúdo orgânico pelas fan pages. Todo mundo saiu feito louco pedindo para ativar notificações. Pergunta: resolveu algum coisa? não. Mas as pessoas passaram a migrar para outra rede social. Adivinha qual? O Instagram.

Infelizmente precisamos nos adaptar às mudanças. O mundo é do anunciante que paga mais. Mas encher seu público de notificações não é a saída. A dica é continuar interagindo, comentando, curtindo, respondendo, seguindo novos perfis e publicando fotos de qualidade. Ou mudar de rede social. Como disse, essa nova fórmula a ser implementada pode falhar e por mais que a gente interaja, é possível perdemos fotos, novidades e detalhes da vida de quem a gente gosta de seguir…acontece.

Mas de verdade, sabe o que eu queria mesmo? Uma “nova rede social”, com um novo formato para publicidade, que não interfira na interação e engajamento entre usuários. Particularmente estou beeeem cansada de Facebook e Instagram. As redes perderam a essência. Atualizo apenas pelos meus seguidores. A minha queridinha do momento é o Snapchat…quem diria. Se quiser, me segue lá: flaviamqu. Aproveita que o Mark Zuckerberg ainda não comprou. 😉

Update: Instagram atende ao clamor popular. Mas é momentâneo. A mudança será inevitável. :/

 

Fontes adaptadas: The Verge e Nexo Jornal

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte

 

 

 

Você Também Pode Gostar

12 Comentários

  • Reply Aninha Gross 29/03/2016 at 15:50

    Já tem um tempinho que ativei as notificações de umas 5 pessoas que sigo no instagram pq tava dificil de ver as publicações, passava semana sem ver uma foto sua por exemplo, e até que eu me desse conta disso e acessasse seu perfil, já tinha perdido umas 10 fotos no mínimo, kkkkk, mas realmente é um pouquinho chato ficar recebendo notificações de publicação, mas como meu celular fica qz sempre no silencioso, não ligo muito.
    Realmente ta chato facebook e instagram, o snap é muito mais legal, da pra interagir e ninguém mais fica vendo oq vc escreveu.Virei fâ!

    • Flavia Marques
      Reply Flavia Marques 29/03/2016 at 15:56

      Pois é…nem eu que sou social media, viciada em redes sociais, dou conta de tanta notificação assim. Tá louco. Bora todo mundo pro Snapchat ser feliz!

  • Reply Heryka 29/03/2016 at 15:57

    Infelizmente tem hora que fica cansativo essas redes sociais… Complicado viu…

    • Flavia Marques
      Reply Flavia Marques 29/03/2016 at 16:04

      Meu negócio agora é Snapchat. Cansei de Instagram…

  • Reply Morgana Machado Piazenski 29/03/2016 at 16:17

    Hey, sua linda!
    Adorei o post, super didático e concordo com a sua opinião. Eu acabei de colocar uma foto no meu Instagram avisando as minhas seguidoras para ativarem as notificações, pensei em excluir a foto depois que li o seu texto, mas como eu posto no máximo 2x por dia, talvez, acredito eu, não irei cansar ninguém. Assim espero! hehe
    Mas, infelizmente, as redes sociais se tornam obsoletas rapidamente. Confesso, não gosto de ficar migrando o tempo inteiro, mesmo tendo várias redes sociais. É muita perda de tempo ficar com muitas redes sociais.. mas enfim.
    Um beijãão!!

    • Flavia Marques
      Reply Flavia Marques 29/03/2016 at 16:30

      Oi lindeza. Obrigada pela visita e comentário. Verdade. Mas a tendência é rolar mesmo uma migração entre redes. Se o Instagram insistir na mudança, algumas pessoas vão notar queda nos likes e interações…e aí vão desistir da rede. Eu sou suspeita pra falar, porque adoro rede social. Então não ligo de estar em todas. O problema é quando ela perde a essência e fica focada em publicidade desse jeito. :/
      Mas a gente sempre dá um jeito, né? Beijos!

  • Reply Jéssica Souza 29/03/2016 at 16:22

    Sinceramente, estou cansada de Facebook/Snapchat. O primeiro não tenho paciência mais e me livrei de vez. Já faz quase um mês que não entro, e nunca me senti tão leve!
    O segundo, não tenho paciência mesmo. Já tentei, várias e várias vezes, dar chance, mas não me pegou de jeito… ainda, acho hahahah
    O meu amor é o Twitter, se ele fosse um lugar, moraria nele e nunca mais saia! Sou apaixonada naquilo desde 2008 quando entrei.
    E instagram, já foi legal, mas tá virando um Facebook. Ainda entro, umas 15x por dia pelo menos hahaha
    E esse negócio de pedir pra ativar notificação, pra mim, é muita prepotência. Se quiser continuar com o público que publique coisas interessantes, uai. Nem precisa de foto muito elaborada demais, só de ter conteúdo bom e interessante os usuários continuarão a entrar lá de qualquer forma.

    E ontem foi um caos, o que que foi aquilo!

    beijos!

    • Flavia Marques
      Reply Flavia Marques 29/03/2016 at 16:25

      Eu nunca falo no Twitter, porque já faz parte da minha vida. Amo! Entrei em 2008 também e nunca mais larguei. <3

  • Reply Tallita 29/03/2016 at 17:18

    Disse tudo Flavia! Adorei o texto, mega explicativo.
    O jeito é ir todo mundo pro snapchat mesmo, tenho adorado a rede social. Tomara que fique assim por um bom tempo #oremos hauahua
    beijos 🙂

  • Reply Jaqueline Ribeiro 29/03/2016 at 19:35

    Achei bem interessante você falar sobre isso. Ontem nem entrei muito no Instagram porque a maioria das pessoas estava pedindo para ativar essa notificação (ficou até chato).
    Espero que apareça uma nova rede social melhor que essas!!!
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  • Reply Denise Gouveia 30/03/2016 at 13:49

    Concordo em gênero, numero e grau.
    Bjokas

  • Reply Tatiana 01/04/2016 at 21:26

    Nada a ver mesmo. Tem jeito que eu sigo, mas não curto nada. Tipo várias nutricionistas. Se foram pegar meus likes ferrou, neste caso. Afffff viu.

  • Deixe uma Resposta