Comportamento

O que você precisa saber para trabalhar com influenciadores digitais e blogueiras

12/07/2016

O que você precisa saber para trabalhar com influenciadores digitais e blogueiras

Depois de ler o post da galera do Adnews, decidi que era necessário escrever algo sobre o que você precisa saber para trabalhar com influenciadores digitais e blogueiras. Com mais de cinco anos de blog, já passei por situações constrangedoras, desnecessárias e muitas vezes até humilhantes. É difícil identificar se é falta de conhecimento, de jogo de cintura ou se agem de má fé.

Nem todo mundo sabe, então é bom deixar claro, que influenciadores e bloggers são considerados sim um canal de comunicação e publicidade, que não pode ser tratado como qualquer outro tradicional, já que a capacidade criativa e a linguagem são únicas e diretas. De acordo com o YouTube Insights (maio/2016), 82% das mulheres confiam mais na opinião de influenciadores do que em redes sociais ou televisão.

A intenção desse post é mostrar para assessorias, agências e marcas como se deve trabalhar com influenciadores digitais e blogueiras, respeitando principalmente o que já conquistamos: a confiança de nossos fãs e seguidores.

  • Estude o influenciador/blogueira antes de entrar em contato para não cometer gafes. Tenha certeza de que a proposta da sua marca está de acordo com o estilo do profissional. E não se prenda ao número de seguidores. Analise o conteúdo e a qualidade.
  • Respeite a forma de trabalhar, mas faça sugestões. Conversem. Ninguém melhor que a própria marca para conhecer seu produto e ninguém melhor que a gente para saber o que engaja os seguidores. Quanto mais real, mais natural, melhor o resultado para ambos os lados.
  • Aprenda a negociar. Deixe claro o que está disposto a oferecer para não deixar o influenciador/blogueira em uma situação desconfortável. E não desmereça o nosso trabalho. A proposta precisa ser atrativa e trazer retorno também para o profissional.
  • Não deixe o influenciador/blogueira no vácuo. Se optou por outro profissional, se não quer levar pra frente, se pretende investir em outro momento, dê retorno definitivo.
  • Esqueça as sugestões de pauta, releases ou “conseguimos uma notinha?”. Isso não cola mais e deixa a gente P da vida com assessorias, agências e marcas.
  • Leve em consideração o deslocamento, tempo e investimento do profissional. Investimos em looks, maquiagem, transporte e tempo. Avalie se é realmente necessária a presença do influenciador/blogueira nas reuniões para definir as ações e faça valer a pena a presença no seu evento.
  • Se a marca decidiu enviar um presente ou presskit, deve fazer sem esperar nada em troca e muito menos cobrar divulgação. O influenciador/blogueira tem total liberdade para divulgar em seu blog e redes, caso considere relevante.
  • Sorteios nas redes sociais são ilegais. Marca e profissional podem ser multados. É necessário registrar na Caixa, ok? E promoções funcionam momentaneamente. Promonautas raramente estabelecem ligação com marcas e influenciador/blogueira.
  • E por último, mas não menos importante, que tal substituir a palavra “parceria” pelo termo “proposta comercial”? Soa muito mais profissional e não passa a ideia de ser algo que priorize apenas a marca.

Amigas bloggers e influencers, caso queiram acrescentar algo mais na lista, me deem um toque, ok? Ninguém cresce sozinho, vamos nos ajudar!

 

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte

 

 

 

Você Também Pode Gostar

5 Comentários

  • Reply Edilaine Freitas 13/07/2016 at 09:50

    Adorei as dicas,pq informação é tudo na vida

  • Reply Denise Gouveia 13/07/2016 at 10:34

    Muito bem Flavitha, otimas dicas.
    Bjokas

  • Reply Yamily @emagrecercerto 16/07/2016 at 12:53

    Oi Flavia, eu ainda não havia encontrado um artigo tão bom sobre como se aproximar de influenciadores, nós dedicamos tanto tempo e trabalhamos duro com fotos, edição e pesquisa para no final receber a famosa “parceria” que na maioria das vezes querem divulgação em troca de um kit, espero que realmente nosso trabalho seja mais reconhecido no futuro. Um beijão!

  • Reply Suellen cristina 22/07/2016 at 15:08

    Ótimas dicas Flávia, será útil par muita gente. Bjs

  • Reply Ariadne Rodrigues Machado 07/08/2016 at 20:10

    ótimas dicas, eu vejo muito por ai dicas de como os bloggers podem chegar as lojas, e você postou o contrário, muito legal mesmo. Já fui chamada por outro nome, achei super indelicado por parte da empresa, parece que só viu meu endereço de web e o conteúdo não.

    Acho legal o destaque que você deu sobre levar em consideração deslocamento, tempo, dedicação, as vezes essas empresas acham que é fácil todo esse trabalho de fotografar, escrever, etc, leva tempo e dedicação, então deve ser valorizado.

    http://www.devoltaaoretro.com.br/

  • Deixe uma Resposta