degustacao-com-o-enologo-adolfo-lona-na-casa-rio-verde-vinhosite-2

A Casa Rio Verde recebeu essa semana a visita do enólogo Adolfo Lona, da Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, pequena vinícola de produção de espumantes artesanais na região de Garibaldi (RS). A Rio Verde é distribuidora exclusiva dos espumantes Adolfo Lona em Minas Gerais, há dez anos. O carismático enólogo apresentou com muita diversão sua linha de espumantes. Eu tive a oportunidade de participar a convite do VinhoSite. Amei essa noite de degustação.

Nascido em Buenos Aires, e formado na cidade de Mendoza na Argentina, Lona chegou ao Rio Grande do Sul em 1973, para assumir a direção técnica da Martini e Rossi, onde permaneceu por 30 anos. Em março de 2004, Lona decide materializar um velho sonho: ter sua própria produtora de vinhos e espumantes, criando a Vinhos e Espumantes Adolfo Lona.

O enólogo trabalha com os métodos Charmat e Tradicional. Com o método Charmat, produz espumantes mais frescos e frutados como o Brut Branco, Brut Rosé e Demi-secaromático, com ciclo de produção de 180 dias. O método Tradicional (Champenoise) é utilizado na produção de espumantes mais maduros e complexos como o Nature, o Brut, em ciclos de dezoito meses. O Orus, o único Nature Rosé do Brasil e grande destaque da vinícola, tem ciclo total de produção de 24 meses e quantidade máxima de 600 garrafas anuais. A produção total da vinícola é de 80 mil garrafas ano.

degustacao-com-o-enologo-adolfo-lona-na-casa-rio-verde-vinhosite-3

Lona destaca o grande crescimento do mercado de espumantes no Brasil: “O brasileiro parece ter descoberto as virtudes do espumante – alegre, versátil e sofisticado. O consumo, que cresce expressivamente a cada ano, deixou de estar apenas concentrado nas festas de fim de ano e agora está distribuído ao longo dos meses”, afirma.

Segundo dados divulgados pelo Ibravin – Instituto Brasileiro de Vinhos, nos últimos 10 anos – 2006 a 2015 – a comercialização de espumantes produzidos no Rio Grande do Sul passou de 7.7 milhões de litros para 18.8 milhões de litros. Outra boa notícia: os espumantes brasileiros retém 82,06% do mercado nacional, um atestado da qualidade dos rótulos produzidos no país.

degustacao-com-o-enologo-adolfo-lona-na-casa-rio-verde-vinhosite-1

Vale destacar que os convites para as degustações promovidas pela Casa Rio Verde podem ser adquiridos no VinhoSite, loja virtual da importadora, seção de Cursos. Normalmente uma degustação como essa custa R$50 para não-sócios do VinhoClube e R$35 para sócios. É uma noite deliciosa, divertida, regada à bebidas e comidinhas gostosas para harmonizar. Vale muito a pena. Chame azamiga, o boy ou a família. Obrigada equipe VinhoSite!

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte