É gentis, tá calor com muita força, né? A temporada de verão é perfeita para compor um visual leve e descontraído. Mas na hora de escolher as peças para encarar as altas temperaturas, não basta ficar atenta apenas para o modelo, mas também para a escolha do tecido.

A gente se engana ao toque e ao frescor de algumas peças. Você pode cair na armadilha e acabar “cozinhando” dentro daquele vestidinho “fresco” que escolheu na arara. Então bora conhecer alguns tecidos fresquinhos para encarar as altas temperaturas do verão.

O algodão aparece como a primeira e a melhor saída. A principal vantagem é que por ser uma fibra natural, permite que a pele respire, evitando que o suor fique no corpo. Indicado especialmente para dias úmidos. Além de tudo é mais barato que outros tecidos.

A seda também é uma fibra natural e proporciona a mesma sensação e frescor das peças em algodão. Infelizmente não é muito acessível, né? Vale buscar então peças no tricoline acetinado ou cambraia acetinada. Essas variações não causam o mesmo efeito, mas podem ser boas alternativas.

Outra opção mais fresca é o linho, produzido a partir de uma planta com o mesmo nome. É levinho e libera a umidade e o calor do corpo com mais rapidez. O legal é que o tecido ainda tem um toque rústico e amarrota fácil, o que é considerado charmoso.

E sobre o tencel, já ouviu falar? É uma fibra pouco conhecida, mas bastante interessante. Originada a partir da celulose da polpa de árvores, é agradável à pele, já que tem a maciez do algodão, o toque leve da seda e o caimento fluido das fibras de celulose, além de boa resistência à umidade.

Há outros tecidos como a viscose, cambraia e tricoline que podem ser considerados, mas não são tãããão fresquinhos quanto esses que mencionei. E olha, fiquem longe de tecidos sintéticos. Se estiver escrito poliéster, deixe a roupa na loja ou no armário, durante o verão pelo menos. O tecido sintético não deixa o corpo respirar, então causa uma bela sensação de desconforto no calor.

Espero que as dicas tenham sido úteis. No mais, hidrate-se e use protetor solar, tá?

 

assinatura-manteiga-derretida-blog-belo-horizonte