Está cansado daquele papel de parede, acha que é hora de renovar o ambiente ou simplesmente mudou de ideia a respeito do estilo que escolheu, mas não sabe o que fazer? Seus problemas acabaram! Hahaha! Confira as dicas a seguir e remova o papel de parede com facilidade.

Trocar o seu papel de parede pode ser mais fácil do que você imagina. Primeiramente, se o revestimento foi aplicado da maneira correta, utilizando os produtos adequados para fixação, ele deve sair facilmente. Mas se esse não foi o caso, também não precisa se desesperar, sempre existe um truque.

Antes de começar a remover o papel de parede, é importante proteger as outras superfícies do ambiente. Você provavelmente vai usar água e sabão no processo, e isso pode danificar pisos e outras áreas. Por isso, cubra tudo com um pano ou um pedaço de lona ou plástico.

Se o papel de parede já está velho, ele pode ter algumas pontas soltas. Se esse for o caso, comece tentando puxar da parede, com cuidado. Com uma espátula, daquelas de pintura mesmo, fica mais fácil encontrar essas pontinhas.

Por mais velho que o seu papel de parede esteja, você não vai conseguir remover tudo apenas puxando. Por isso, é recomendável umedecer o revestimento borrifando água quente. Se tiver um vaporizador em casa, mais fácil ainda! Cuidado para não colocar água quente demais e derreter o recipiente (sou mestre nesses desastres).

Depois de esperar alguns minutos para a água fazer efeito, tente descascar o papel de novo. Lembre-se de utilizar a espátula de pintura, para facilitar o processo. Você pode fazer a raspagem tanto na horizontal, quanto na verticalmente. Se ainda tiver dificuldades, borrife mais água quente e aguarde alguns instantes. Apenas tome cuidado para não arranhar a parede. E, caso encontre outra camada de papel, remova uma de cada vez, para não causar danos a parede.

Já conseguiu se livrar de todo o papel? Então lave a parede para remover qualquer resquício da cola. Use uma esponja com água. Comece pelo lado macio da esponja, para não danificar a parede. E por melhor que você tenha removido o papel, para aplicar um novo ou repintar a parede é preciso remover todos os resíduos de cola, ok?

E por último, mas não menos importante, para se certificar de que não está deixando passar nenhum resquício da cola, utilize um removedor de papel de parede em gel. Aplique, espere fazer efeito e depois remova. Você encontra esse tipo de material facilmente em lojas de reforma ou de tintas.

Prontinho! Depois de remover todos os resíduos, é hora de aplicar um novo papel de parede ou colocar uma nova cor lugar. Enjoy!

Fonte adaptada: Revista Casa e Jardim