Durante o verão, nos dias mais quentes, o grande desafio não é fazer uma linda maquiagem, mas fazer com que ela dure o dia todo. O suor e a pele oleosa acabam obrigando a gente fazer pequenos retoques ao longo do dia, especialmente quando o lápis de olho começa a borrar e a base a derreter. E quem tem a pele muito oleosa, como eu, sabe que a tarefa de manter a maquiagem intacta é ainda maior. Mas separei aqui dicas para fazer a maquiagem durar mais. Vem comigo!

Lave o rosto sempre com água fria

É imprescindível que a pele esteja bem limpa antes de começar a maquiagem. Remova todas as impurezas com lenços demaquilantes e, em seguida, lave o rosto com água fria e sabonete próprio para o seu tipo de pele. Seque bem dando leves batidinhas com a toalha. Jamais esfregue o rosto. Você pode também passar uma pedrinha de gelo rapidamente pelo rosto. O gelo ajuda a fechar os poros e acalmar a pele.

Prepare a pele com tônico ou hidratante/protetor solar

Escolha um tônico ou um hidratante que seja indicado para o seu tipo de pele: oleosa, mista ou seca. Os produtos tem a finalidade de hidratar e proteger a pele do rosto durante todo o dia. Até mesmo a pele oleosa precisa estar hidrata e balanceada para receber bem a maquiagem. Você pode substituir o hidratante pelo protetor solar, mas não deixe de hidratar a pele, mesmo que seja à noite, antes de dormir.

Faça uso de um bom primer

Não abra mão do primer antes da base, invista em um bom produto. Ele ajuda a fixar melhor a maquiagem, além de fazer durar por muito mais tempo. Na hora de escolher, as opções são várias, por isso saiba bem qual efeito você procura: diminuir a oleosidade, reduzir os poros. Aplique o produto em todo o rosto, mas principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), áreas que normalmente costumam ser mais oleosas. Algumas pessoas preferem aplicar com as mãos, outras com pincel. Dizem que o calor e oleosidade das mãos são transferidos para o primer, então aplicar com pincel seria ideal. Não precisa tomar como verdade absoluta, mas faz sentido. Eu que prefiro evitar a fadiga, aplico com pincel língua de gato.

Lenços matificantes e pó translúcido

Guarde uma caixa de lenços matificantes dentro da bolsa. Ao longo do dia pressione o lencinho nas áreas mais oleosas do rosto que costumam ficar mais oleosas e podem comprometer sua maquiagem. O produto é facilmente encontrado em perfumarias e farmácias. Ele remove o excesso de oleosidade da pele, sem estragar a maquiagem. Depois disso você pode selar novamente a maquiagem com pó translúcido. É TOPSTER!

Produtos ideais para a sua pele

Dê preferência a bases e corretivos livres de óleo. Itens em bastão são uma boa pedida, já que além de não obstruir os poros, evitam aquela sensação incômoda de “derretimento” da pele. Itens de maquiagem mineral também são legais. Os pós translúcidos, se aplicados na zona T, ajudam a matificar a pele, evitando que sua maquiagem se dissolva ao longo do dia. Evite também blushes e sombras cremosas, já que eles tendem a se acumular nas linhas do rosto. Aposte em produtos a prova d’água, que não borram mesmo com a transpiração ou excesso de oleosidade da pele.

Aposte no batom matte

Ok, eu sei que tá todo mundo adorando a onda do gloss, como falei aqui, batons super chamativos e cheios de brilho, mas no calor, o ideal é apostar nos batons matte. Não corre o risco de escorrer nem derreter. Não tem nada pior do que cabelo grudando na boca e borrando o rosto todo nesse calor!

Finalize a maquiagem com spray fixador

Antes de sair de casa, não se esqueça de usar um spray fixador em todo o rosto. No mercado você consegue encontrar diversas opções, nacionais e importadas, e todos garantem o mesmo efeito: fixar e fazer a maquiagem durar muito mais. Vale lembrar que tem a pele muito oleosa não deve abusar dos iluminadores, pra não causar aquele efeito de quem se lambuzou com frango frito. HAHAHA!

Gostaram das dicas? Tem algo mais a acrescentar? Fiquem à vontade para deixar sugestões nos comentários abaixo. 😉